Para muitos de nós, a varanda das nossas casas é apenas o lugar onde armazenamos aquilo que não queremos dentro de casa.
Ou então serve para colocar a máquina de lavar ou o estendal da roupa. Mas com um pouco de criatividade e trabalho duro, você pode transformá-la no seu lugar favorito para relaxar e se divertir.
Nós escolhemos 12 dos melhores modelos que poderão ajudá-lo a criar o espaço de vida dos seus sonhos no lugar onde você talvez menos esperava ser possível.
A varanda é um ótimo lugar onde você pode fazer muitas coisas. Aqui pode desfrutar do seu café da manhã enquanto respira o ar fresco e desfruta do sol, relaxa com um chá e um bom livro, ter uma refeição, uma festa … o que quer que você gosta.
Todos aqueles que vivem em apartamentos geralmente têm varandas pequenas. E decorar uma varanda pequena pode ser complicado. Você deve usar a sua criatividade e chegar a soluções de economia de espaço, a fim de aproveitar ao máximo este espaço que você tem. Mas não se preocupe, porque nós estamos aqui para ajudá-lo com isso, oferecendo-lhe algumas ideias de economia de espaço brilhantes que você pode usar na sua pequena varanda.
Plantas e flores dão tranquilidade a qualquer lugar e aproximam-no com a natureza. Então você deve definitivamente incluí-los na decoração de sua varanda. Mas, em vez de colocá-los no chão, você pode organizá-los verticalmente numa parede ou colocá-los em cima do muro. Dessa forma você economiza espaço para outras coisas. Se não houver espaço suficiente, você pode adicionar uma ou duas pequenas cadeiras, ou apenas colocar almofadas no chão.
Como escolher os materiais e revestimentos para a sua varanda
Na altura de escolher os acabamentos da varanda, dois factores devem ser levados em conta: a integração com a área interior e a exposição ao ar que vem de fora. Assim por exemplo, não se devem utilizar os mesmos materiais da sala, se estes não oferecerem resistência a agentes naturais como o sol, vento, humidade, chuva, calor e poluição. São indicados para esse efeito, os materiais de alta durabilidade e fácil manutenção. Os materiais em fibra,couros sintéticos, alumínio, emborrachados e porcelanato natural são os mais indicados. Nos casos em que a varanda não está fechada, ou que não há nenhum isolamento com vidro, o cuidado a ter é ainda maior.
Se o apartamento estiver numa zona litoral, os factores que influenciam a durabilidade e a manutenção são ainda mais numerosos. Pode-se optar por um piso com porcelanato na cor areia, próprio para áreas externas, porque não retem calor e são mais resistentes à abrasão e intempéries. Por outro lado, o baixo índice de reflexão da luz solar das pastilhas brancas recomenda o uso deste material nas fachadas (paredes). A madeira como não absorve calor, ajuda a manter o local mais fresco.
Se optar por ter uma churrasqueira deverá optar por materiais resistentes e de fácil limpeza. O granito por exemplo.
Deverá definir bem quais serão os pontos de iluminação no tecto. Estes poderão ser embutidas em tectos falsos em gesso ou colocados noutras partes, para valorizar prateleiras, estantes, molduras, painéis e para dar destaque a objectos e plantas.
Esta iluminação pontual cria uma atmosfera mais aconchegante, que é muito importante para o bem-estar e o conforto durante as horas de pouca luz natural. O ideal é criar diferentes possibilidades para um mesmo espaço, pois se quiser ter um ambiente de festas, você poderá combinar as luzes diretas e indiretas, e em momentos mais relax, você pode ficar só com a iluminação de plantas, lanternas com velas e lanternas.
Para inspiração, veja o nosso slideshow e diga-nos o que acha.